segunda-feira, 25 de julho de 2011

FERTILIDADE

Como A Mente E As Emoções Podem Afectar A Fertilidade

Autor: Manuela Morgado

Para a homeopatia todos os aspectos da vida do ser humano quer sejam mentais, emocionais ou físicos, estão interligados e são eles em conjunto os responsáveis pelos distúrbios da saúde.
Sempre que alguém passa por uma situação que altera o seu estado mental ou emocional, o organismo manifesta-se sob a forma de um bloqueio energético, que causa o desequilíbrio do funcionamento normal de todos os órgãos e sistemas, promovendo o aparecimento de sintomas, que são a manifestação da doença.
Os bloqueios emocionais e os estados mentais negativos, muitas vezes relacionados com situações de uma gravidez que não evoluiu, ansiedade, medo, depressão, stress, que pode ter as mais variadas causas, como a insegurança de trabalho, a vida agitada com horas marcadas para tudo e muitos outros factores que poderia aqui enumerar, podem estar na origem da infertilidade de muitos homens e mulheres.
Claro que não podemos esquecer, também, os factores ambientais como a poluição do ar e a contaminação das águas, a alimentação onde se utilizam cada vez mais conservantes e fertilizantes químicos, o fumo, o excesso de bebidas alcoólicas, são factores responsáveis por muitos casos de infertilidade.
A ansiedade dos casais que há muito tempo desejam ter um filho e que mês após mês vêem o sonho adiado. A esperança de conceberem nesse ciclo passa a desilusão quando o período mais uma vez aparece.
Não conseguem partilhar com ninguém o desgosto e a desilusão, vivem em stress emocional constante o peso da infertilidade, a vida do casal está focalizada no desejo de ter um filho.
A pressão que a família exerce sobre o casal, que sem saber o que se passa questiona frequentemente, sempre em ocasiões de encontros familiares, “então e vocês, quando vem esse bebé? já está na altura ….”.
Os encontros com casais amigos que entretanto já têm 1 ou 2 filhos e que, mesmo que não perguntem nem digam nada com intenção de magoar, só pelo facto de terem filhos ou de anunciarem uma nova gravidez, causam uma pressão e ansiedade incontroláveis que fazem vir ao de cima sentimentos e emoções negativas, pouco saudáveis para o equilíbrio emocional de quem está muito fragilizado.
Outras vezes, o casal passou pela má experiência de uma gravidez que sem razão aparente acabou espontaneamente. A angústia e a dor da perda do desejado bebé marcaram o casal tão profundamente, que o medo do que poderá acontecer na próxima gravidez pode ser um bloqueio à fertilidade.
O estilo de vida e o stress, como todos reconhecemos, são factores que afectam física e mentalmente tanto a saúde do homem como a da mulher.
Na mulher, os ciclos sem ovulação, as menstruações irregulares, as dores menstruais com todas as suas causas e consequências e no homem a qualidade do sémen, a formação, quantidade, qualidade e motilidade dos espermatozóides são algumas das situações que podem ter como causa principal a mente e as emoções.
Quando alguém está sob uma carga emocional profunda, como um desgosto, a perda de um ente muito querido, grande irritação, ansiedade, stress, medo e ira, experimenta emoções que causam uma baixa hormonal nas glândulas e um aumento de hormonas no sangue.
As hormonas são substâncias libertadas para a circulação sanguínea, por uma glândula ou órgão, que regulam a actividade das células noutras zonas do organismo, controlam o funcionamento de órgãos inteiros, regulam o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais. Têm influência na maneira como o corpo utiliza e armazena a energia, controlam o volume dos líquidos e as concentrações de sal e açúcar no sangue. Algumas hormonas afectam um ou dois órgãos, enquanto outras têm efeitos globais no organismo.
Apesar da especificidade do trabalho de cada uma, todas trabalham em perfeita harmonia, quando normais e de boa saúde, na manutenção do equilíbrio do organismo.
O tratamento Homeopático, que é feito individualmente, com medicamentos seleccionados à semelhança da pessoa a tratar e de acordo com a abordagem holística (mental, emocional e física) de cada membro do casal, tem um efeito muito eficaz na manutenção do equilíbrio do organismo. Quando isto se consegue, estamos perante o equilíbrio de todo o sistema endócrino e na regulação do funcionamento de todos os seus órgãos ou sistemas.
Atingido o equilíbrio hormonal, todos os órgãos e sistemas estão em perfeitas condições de desempenharem as suas funções.
Há remédios que podem ajudar a regular o ciclo menstrual, fazer com que a mulher volte a ovular ou, no caso do problema de fertilidade ser masculino, regularizar os valores do esperma, a quantidade de espermatozóides, motilidade e forma, mas todos os medicamentos são seleccionados sempre de acordo com uma abordagem holística de cada pessoa, tendo sempre em consideração o mental e o emocional de cada um. O remédio que pode tratar qualquer um dos problemas enunciados, numa determinada pessoa, pode não ser o mesmo que trata outra pessoa com os mesmos problemas.
Em Homeopatia não se tratam doenças, tratam-se pessoas, por isso o medicamento é sempre individual e sempre prescrito para tratar esta ou aquela pessoa e não para tratar esta ou aquela patologia.
http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/como-a-mente-e-as-emocoes-podem-afectar-a-fertilidade-1361322.html
Perfil do Autor

Manuela Morgado
Homeopata - Centro Homeopatico da Linha - Portugal
HTTP://manuela-morgado-chl-homeopatia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luis de Camões

Amor Felíz

Dicas para namoro, noivado, casamento e relacionamentos amorosos em geral.

Simpatias, magias de sedução, receita de perfumes, dicas de estérica, astrologia, cartomancia e muito mais.


QUE VOCÊ TENHA UM AMOR MUITO FELÍZ!

.

NAVEGUE PELO BLOG E LEIAS DICAS LEGAIS

OS RELACIONAMENTOS SÃO COMPLEXOS.
PRECISAMOS DISPOR DE RECURSOS PLURAIS.
POR ISSO AQUI VOCÊ ENCONTRA TEXTOS SOBRE AMOR E AUTOESTIMA, BANHOS DE ATRAÇÃO, MAGIAS,
TERAPIAS ALTERNATIVAS, ESTÉTICA, E MUITO
MAIS.
TODAS AS CATEGORIAS DE POSTAGENS SÃO ATUALIZADAS REGULARMENTE.

SEJA BEM VINDA OU BEM VINDO!
E OBRIGADA PELA VISITA!

Postagens populares

POMBA GIRA CIGANA

POMBA GIRA SETE SAIAS DO CABARÉ