quinta-feira, 14 de julho de 2011

CELULITE

Como funciona a celulite

Autor: A. D. Silva


Como funciona a celulite
celulite
© istockphoto.com / webphotographeer
Celulite ou "casca de laranja"?
A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma "casca de laranja" uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja.
Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage. Em ambos, a celulite faz com que as pessoas se sintam constrangidas, frustradas e desesperadas por uma cura.
Apesar da definição popular de queijo cottage, a celulite nada mais é, na verdade, do que células de gordura que se localizam sob a pele. Mesmo que você se sinta uma vítima da celulite, ela não afeta a sua saúde. Trata-se sim, de um problema cosmético que afeta 90% das mulheres adultas [fonte: Doheny - em inglês].
Tratamentos
No verão, um dos métodos mais utilizados contra a celulite é a canga amarrada na cintura. A boa notícia é que existem outros métodos, e essa coluna vai mostrar alguns deles.

A celulite é tão comum entre as mulheres que muitos dermatologistas a consideram como uma característica secundária do sexo feminino [fonte: Wanner]. Em outras palavras, a grande maioria das mulheres a possui, sejam elas magras ou gordas. Depois da puberdade, o hormônio estrogênio direciona o corpo da mulher para que ele estoque gordura em função de uma futura gravidez. Normalmente, esse acúmulo de gordura aparece nas nádegas, coxas, quadris e abdômen (áreas que normalmente já costumam acumular gordura). Mas ela também pode aparecer embaixo dos braços, peito e até mesmo na nuca [fonte: AAD - em inglês].
Em 2008, as mulheres gastaram cerca de 47 milhões de dólares em produtos que prometem reduzir a celulite. [fonte: Saint Louis].
Para ser claro, não existe cura para a celulite. Ainda que existam inúmeros tratamentos que prometem combater a aparência da celulite, os resultados variam – e não são permanentes. Mas há coisas como, estilo de vida, que podem atenuá-la.
Causas da celulite
Assim como mesmo após muitas pesquisas não foi descoberta a cura para a celulite, também não foi identificada a sua causa. Sabe-se que certos hormônios predispõem ao acúmulo de gordura. Os fatores genéticos também contribuem determinando a maneira como o tecido conjuntivo e a gordura se distribuem no corpo. Mas as áreas propensas à celulite também contêm folículos pilosos, vasos sanguíneos e músculos. A verdade é que os pesquisadores ainda discutem sobre quais são os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite.
Deficiência de andrógeno em homens

Homens que possuem deficiência de andrógeno não produzem hormônios como a testosterona em quantidades normais. Esses homens podem desenvolver celulite. Um decréscimo de testosterona significa um decréscimo de massa muscular e um aumento de gordura no corpo. Apesar de incomum, essa composição é possível e cria um perfeito campo para a produção de celulite nos homens [source: State of Victoria - em inglês].
celulite
© istockphoto.com / Mikhail Kokhanchikov
O ganho de peso faz com que a celulite pareça ainda pior
Uma das hipóteses culpa os vasos sanguíneos e diz que a celulite é criada quando o sangue não circula corretamente pelos vasos. A expansão da gordura pressiona o sangue contra os vasos e, os vasos sanguíneos, por sua vez, pressionam a pele, criando uma superfície irregular [fonte: Avram].
Outra teoria diz que a culpa é dos glóbulos brancos, que ajudam a aumentar a imunidade do organismo à doenças. Essa hipótese diz que pessoas com celulite um processo inflamatório crônico nos glóbulos brancos, que encolhem deixando a pele mais fraca. As células de gordura então empurram a pele magra criando uma superfície irregular [fonte: Avram].
A hipótese mais aceita até hoje culpa o tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é formado por fibras que se localizam sob a pele e a conectam aos músculos. Nos homens o tecido conjuntivo forma um padrão cruzado criando uma espécie de barreira que mantém a gordura longe da pele. Já nas mulheres o tecido conjuntivo se apresenta na forma de barras paralelas, criando um ambiente propício para a gordura da celulite se juntar à pele. Em consequencia disso, a gordura é empurrada contra o tecido conjuntivo pressionando a pele para fora.
Se a teoria do tecido conjuntivo for realmente a verdadeira, o ganho de peso só piora a situação, levando uma gordura extra de encontro à celulite e ao tecido conjuntivo. A idade também aumenta a probabilidade de se apresentar celulite. Com o avançar da idade, a pele perde força e elasticidade, assim como a capacidade de "esconder" imperfeições". Os músculos, que perdem a tonicidade com a idade, também ajudam a criar uma aparência enrugada.
Como a causa da celulite ainda é desconhecida, foram desenvolvidos inúmeros tratamentos baseados nessas teorias acima descritas.
Exercícios para combater a celulite
Como é a sua celulite?
O jornal da Associação Europeia de Dermatologia publicou uma tabela, em maio de 2009, para mostrar os diferentes graus de comprometimento da celulite. Para tanto foram elaboradas diversas perguntas sobre a natureza da irregularidade da pele, quanto tempo a celulite demorou para aparecer, etc. Em geral, se parte do corpo com celulite se parece com um queijo cottage, ela é considerada um comprometimento importante. Se a pele é apenas ligeiramente irregular como uma casca de laranja, é considerada leve [fonte: Saint Louis].

Exercícios combinados com uma boa dieta podem reduzir a celulite. O corpo não irá se livrar das células de gordura que causam a celulite, mas a perda de peso diminui consideravelmente a gordura. O aumento de peso tende a tornar a celulite mais visível e a diminuição da gordura corporal faz o contrário.
Exercícios aeróbicos aliados à musculação ajudam a diminuir a gordura, tonificar os músculos e aumentar o metabolismo [fonte: Dowshen]. Essas ações podem ajudar a reduzir a pressão que a celulite faz sob a pele. Os exercícios são especialmente importantes para mulheres em fase de envelhecimento que naturalmente perdem massa muscular e cujo metabolismo torna-se mais lento.
O ideal são exercícios aeróbicos como correr, andar de bicicleta ou dançar por, pelo menos, três horas e quarenta e cinco minutos por semana (no total). Faça musculação, no mínimo, duas vezes por semana [fonte: Mayo Clinic Fitness - em inglês]. Faça agachamentos, use pesos ou equipamentos de ginástica como o leg-press. Para exercícios específicos, consulte um treinador na academia que você freqüenta.
Independente do motivo pelo qual você tenha celulite, a diminuição da gordura corporal total ajuda a diminuir o acúmulo da celulite uma vez que remove em parte a pressão que contribui para o seu aparecimento. Mas, e se você já se exercita frequentemente e não tem gordura sobrando? Ou ainda se você quer apenas uma ajudinha antes daquele final de semana na praia?
Para mulheres que desejam reduzir a celulite rapidamente, a massagem e outros tratamentos temporários podem ser a solução.
Pesquisa: Sabedoria Natural Cosmético
Fonte: Comotudofunciona

http://www.artigonal.com/cosmeticos-artigos/como-funciona-a-celulite-3428488.html
Perfil do Autor

Gerente Comercial da Empresa Sabedoria Natural Cosmético. Empresa voltada exclusivamente Para o segmento de cosméticos Produzidos A partir de frutos e plantas da Amazônia.

Nenhum comentário:

Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luis de Camões

Amor Felíz

Dicas para namoro, noivado, casamento e relacionamentos amorosos em geral.

Simpatias, magias de sedução, receita de perfumes, dicas de estérica, astrologia, cartomancia e muito mais.


QUE VOCÊ TENHA UM AMOR MUITO FELÍZ!

.

NAVEGUE PELO BLOG E LEIAS DICAS LEGAIS

OS RELACIONAMENTOS SÃO COMPLEXOS.
PRECISAMOS DISPOR DE RECURSOS PLURAIS.
POR ISSO AQUI VOCÊ ENCONTRA TEXTOS SOBRE AMOR E AUTOESTIMA, BANHOS DE ATRAÇÃO, MAGIAS,
TERAPIAS ALTERNATIVAS, ESTÉTICA, E MUITO
MAIS.
TODAS AS CATEGORIAS DE POSTAGENS SÃO ATUALIZADAS REGULARMENTE.

SEJA BEM VINDA OU BEM VINDO!
E OBRIGADA PELA VISITA!

Postagens populares

POMBA GIRA CIGANA

POMBA GIRA SETE SAIAS DO CABARÉ