domingo, 7 de novembro de 2010

Indiferença No Casamento

A incapacidade de fazer contato com as próprias emoções tem nome: alexitimia e junto com ela vem uma grande dificuldade para criar vínculos afetivos.

Por causa dessa dificuldade, muitas vezes, essas pessoas são acusadas de não ter sentimentos. Sentimentos elas têm, apenas não conseguem demonstrá-los. São pessoas que raramente choram e quando o fazem não conseguem explicar o motivo das lágrimas nem estabelecer conexão entre seu choro e os fatos da vida.

Por exemplo, aquela taquicardia que todo mundo sente quando está apaixonado e que é sinal de que alguma coisa boa está acontecendo, pode ser entendida como sintoma, pois ela não sabe a diferença entre estar apaixonada e doente cardíaca. Outras vezes se assusta imaginando que seu coração vai bater até explodir.

É como se, na pessoa com alexitimia, houvesse se rompido a ponte entre as emoções e o significado delas. Esse funcionamento complica sua vida, pois coisas simples tornam-se sensações físicas tão desconfortáveis, e desencadeiam tamanha ansiedade, que ela passa a evitar ao máximo quebrar a rotina tornando sua vida social muito limitada.

Nem Homens de lata. Nem Mulheres de plástico!

Para alguém com alexitimia os próprios sentimentos não são claros; não sabe lidar com situações conflitantes nem negociar; não suporta discussões para resolver problemas e se for chamado para discutir a relação muda de assunto ou se isola, portanto para ele namoros e casamentos são difíceis e desgastantes. Seus parceiros ficam desolados com a relação e sentem que se apaixonaram por alguém insensível e frio, um coração feito de pedra.

Mas não se trata de má vontade ou desinteresse em resolver a situação, quando eles olham para dentro de si em busca de ternura, confiança, esperança e amor, ou ainda, tristeza, raiva e medo se deparam com um imenso vazio.

O que significa que, talvez, a pessoa que atravessa crises no relacionamento aparentando frieza e distanciamento, na verdade, precise de mais ajuda para compreender suas emoções e expressar seus sentimentos.

Não há notícia de que essas pessoas nasceram assim. O mais provável é que, enquanto eram crianças, não formaram as conexões neuronais necessárias para compreender suas sensações corporais e expressa-las, pois não foram estimuladas com doses adequadas de comunicação verbal.

Dedicar pouco tempo para conversar com as crianças pode ocasionar prejuízos também para sua auto-estima. Mas não podemos afirmar que todas as dificuldades amorosas do adulto derivem de disfunções neurológicas ocasionados por falta de contato afetivo em seus primeiros anos de vida.

Cada caso é um caso e é assim que cada relacionamento deve ser considerado, muitas vezes uma psicoterapia breve de casal pode ajudar os casais a resignificarem o relacionamento, outras vezes é necessária uma intervenção psicoterápica focada no funcionamento individual dos envolvidos.

Casais em crise podem transformar a situação, marque uma entrevista exploratória através do canal: http://orgonoterapia.blogspot.com/.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/indiferenca-no-casamento-982611.html"
(Artigonal SC #982611)
Sueli Nascimento - Perfil do Autor:
Analista reichiana. Consultora Associada da FLUIR Desenvolvimento Social e Humano.
http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/indiferenca-no-casamento-982611.html

Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luis de Camões

Amor Felíz

Dicas para namoro, noivado, casamento e relacionamentos amorosos em geral.

Simpatias, magias de sedução, receita de perfumes, dicas de estérica, astrologia, cartomancia e muito mais.


QUE VOCÊ TENHA UM AMOR MUITO FELÍZ!

.

Scrapsonline.com.br

Scrapsonline.com.br

NAVEGUE PELO BLOG E LEIAS DICAS LEGAIS

OS RELACIONAMENTOS SÃO COMPLEXOS.
PRECISAMOS DISPOR DE RECURSOS PLURAIS.
POR ISSO AQUI VOCÊ ENCONTRA TEXTOS SOBRE AMOR E AUTOESTIMA, BANHOS DE ATRAÇÃO, MAGIAS,
TERAPIAS ALTERNATIVAS, ESTÉTICA, E MUITO
MAIS.
TODAS AS CATEGORIAS DE POSTAGENS SÃO ATUALIZADAS REGULARMENTE.

SEJA BEM VINDA OU BEM VINDO!
E OBRIGADA PELA VISITA!

Postagens populares

POMBA GIRA CIGANA

POMBA GIRA SETE SAIAS DO CABARÉ