domingo, 7 de novembro de 2010

Medo do casamento

Para muitas mulheres e homens é mais difícil formar vínculos afetivos, e ele(a)s dão várias pistas disso mesmo antes do casamento.
Pactofóbicos
Ao primeiro sinal de crise no namoro já pensam em desistir. Retraem-se quando percebem que o(a) outro(a) tem sentimentos e desejos contrários aos seus e que a diferença de opiniões vai requerer uma negociação. Erra quem pensa que isso é privilégio masculino. Atualmente, a fobia de compromisso acomete homens e mulheres, igualmente.

O(a)s fóbico(a)s de compromisso têm horror a se sentir pressionado(a)s, por isso quando são convidados para uma festa, precavidos, entram no ambiente dando uma geral. Olham tudo em panorama e rapidamente e se perceberem que o evento vai ser chato, fazem um levantamento mental de desculpas que usarão como saídas de emergência. Outros saem sem se despedir mesmo.

São ele(a)s que não telefonam no dia seguinte a um encontro. Embora se importem com os sentimentos dos outros, não sabem como dizer que não querem continuar um relacionamento e preferem desaparecer sem deixar vestígios. Quando a fobia é extrema chegam a terminar namoros pelo telefone ou por e-mail.

Depois da lua-de-mel

A fobia de compromisso continua depois do casamento e pode se manifestar por escapadelas sexuais ou pelo envolvimento em tantas atividades fora de casa – não importa quais sejam elas: passar muito tempo com sua família de origem ou com os amigos do trabalho; fazer horas extras além do necessário; exagerar na prática de um hobby ou de um trabalho voluntário; ir à academia de ginástica – que o(a) parceiro(a) se sente excluído(a), pensando que se uniu a alguém que não considera o casamento uma prioridade, e logo seu interesse em manter a união também arrefece.

Nem sempre o(a)s fóbico(a)s querem que o casamento acabe. Querem viver junto, mas não sabem como. Ele(a)s reconhecem que não conseguem administrar a vida compartilhada e se sentem mal por isso.

Quando a outra pessoa se cansa e quer por fim ao relacionamento fazem, em meio a cenas lacrimosas, juras e promessas de mudança de comportamento.

Comprometem-se a ser mais atencioso(a)s, mas tão logo se sentem pressionado(a)s pela responsabilidade afetiva da vida compartilhada reaparece o mutismo e o isolamento e os parceiro(a)s se sentem engabelado(a)s. E isso pode se arrastar por anos.

Reaprender a sentir

A prática clínica demonstra que parte do sucesso dos casamentos longevos e felizes é a capacidade das pessoas em reaprender a sentir, renovar o interesse pelo outro.

Reinventar as relações é importante para criar e fortalecer vínculos; para aumentar a intimidade e o respeito entre o casal.

Até onde sabemos, investir em mudanças do modo de pensar e agir, perder o medo de entregar-se às sensações amorosas e confiar nos sentimentos do(a)s outro(a)s são as únicas condições para superar a fobia de compromisso e tornar uma união mais duradoura e feliz.

Veja como superar isso em http://orgonoterapia.blogspot.com/search?updated-max=2010-05-15T14:06:00-07:00&max-results=1.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/medo-do-casamento-982633.html"
(Artigonal SC #982633)
Sueli Nascimento - Perfil do Autor:
Analista reichiana. Consultora da FLUIR Desenvolvimento Social e Humano.
http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/medo-do-casamento-982633.html

Nenhum comentário:


Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luis de Camões

Amor Felíz

Dicas para namoro, noivado, casamento e relacionamentos amorosos em geral.

Simpatias, magias de sedução, receita de perfumes, dicas de estérica, astrologia, cartomancia e muito mais.


QUE VOCÊ TENHA UM AMOR MUITO FELÍZ!

.

Scrapsonline.com.br

Scrapsonline.com.br

NAVEGUE PELO BLOG E LEIAS DICAS LEGAIS

OS RELACIONAMENTOS SÃO COMPLEXOS.
PRECISAMOS DISPOR DE RECURSOS PLURAIS.
POR ISSO AQUI VOCÊ ENCONTRA TEXTOS SOBRE AMOR E AUTOESTIMA, BANHOS DE ATRAÇÃO, MAGIAS,
TERAPIAS ALTERNATIVAS, ESTÉTICA, E MUITO
MAIS.
TODAS AS CATEGORIAS DE POSTAGENS SÃO ATUALIZADAS REGULARMENTE.

SEJA BEM VINDA OU BEM VINDO!
E OBRIGADA PELA VISITA!

Postagens populares

POMBA GIRA CIGANA

POMBA GIRA SETE SAIAS DO CABARÉ